Blog

Desatenção pode estar relacionada também a Respiração Bucal | E não apenas ao TDAH!

Desatenção pode estar relacionada também a Respiração Bucal | E não apenas ao TDAH!

TDAH x Síndrome do Respirador Oral

O TDAH ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade pode causar inúmeros prejuízos a crianças e adultos. Porém, o que gostaríamos de compartilhar com vocês hoje não é sobre o TDAH e sim, sobre a Síndrome do Respirador Oral (SRO) que pode apresentar sintomas semelhantes ao TDAH e com isso ser um diagnóstico diferencial desse transtorno.

Síndrome do Respirador Oral

O ato de respirar totalmente ou parcialmente pela boca é considerada uma síndrome, chama de a Síndrome do Respirador Oral. Quem possui uma respiração pela boca, principalmente que está relacionada com a Apneia Obstrutiva do Sono podem apresentar sintomas como:

  1. Sonolência
  2. Cansaço
  3. Déficit de atenção
  4. Alterações comportamentais
  5. Dificuldades de aprendizado
  6. Impulsividade
  7. Ansiedade
  8. Irritabilidade
  9. Baixa autoestima
  10. Dificuldade de sociabilização

A SAOS, ou seja, síndrome de apneia obstrutiva do sono mais comumente conhecida em adultos, também pode afetar as crianças! Mas geralmente não é o transtorno respiratório que leva os pais a procurar tratamento então muitas crianças ou até adultos, podem estar tratando déficit de atenção como TDAH em vez de investigar distúrbios respiratórios.

Qual o papel do dentista?

O dentista no seu dia a dia muitas vezes é quem pode perceber e fazer o alerta sobre esses sintomas de problemas respiratórias pelo seu diagnóstico de bruxismo, presença de lesões bucais, alterações maxilomandibulares, faciais e na posição dos dentes.

Portanto, o diagnóstico, e em alguns casos até o tratamento, é multidisciplinar com médicos, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos e entre outros.

Alguns tratamentos odontológicos podem ajudar muito na qualidade respiratória, na qualidade do sono e na qualidade de vida das pessoas!

 

Assista o vídeo que a Dra. Carolina gravou para vocês explicando sobre esse assunto.

 

Se você gostou desse conteúdo, se inscreva no nosso canal no YouTube, compartilhe com seus amigos e familiares  para que cada vez mais pessoas conheçam esse assunto de extrema importância. 

WhatsApp chat